Manifestações patológicas nas construções


  Neste artigo iremos falar a respeito das manifestações patológicas na construção civil.

O que são manifestações patológicas?
Quais são suas possíveis causas?
Como podemos evitar que surjam?
E caso uma obra já esteja com algum tipo de manifestação patológica, quais são os tratamentos possíveis?
Clique aqui para entrar em contato AGORA
Para maioria das pessoas patologia é um termo relacionado à especialidade médica, isso é comum pois de fato a palavra tem origem na medicina e provem do grego, pathos onde um dos significados é doença e logia que significa o estudo detalhado de algo.
Logo, "patologia" é o estudo das doenças, ou seja, a ciência que busca o entendimento sistemático de desvios do comportamento adequado de algo e, para tanto, são necessários exames ou inspeções que permitam a identificação a causa dos desvios e anomalias para então estabelecer o diagnóstico e o devido tratamento para a cura definitiva. Há algumas décadas o termo vem sendo utilizado em varias áreas de atuação, inclusive na engenharia civil.

A seguir iremos compreender melhor.

O que são as manifestações patológicas?


Podemos dizer que são os sintomas ou anomalias, o que é observável e sentido, na área médica podemos falar de uma dor, um enjoo, indicando o mal funcionamento ou comprometimento da saúde de algum tecido ou órgão, na construção civil podemos destacar as trincas, manchas em superfícies. deformações, rupturas, desplacamentos, corrosões, entre outros, são condições que comprometem o funcionamento adequado ou o desempenho de sistemas. estruturas e fundações.

Quais são as causas das manifestações patológicas?


Uma vez constatado os sintomas , ou seja, o comportamento anormal de algo, é necessário fornecer um diagnóstico que só é possível através de um estudo criterioso desses indícios para então esclarecer qual a origem, quais os mecanismos ou agentes do problema patológico e, em uma obra de construção civil podemos destacar como exemplo, má qualidade de materiais, insuficiência de sistemas construtivos, projetos com erros de detalhamento ou dimensionamento, erro, ausência ou falha de reconhecimento de solo, erro de interpretação de projetos, falta ou falha de controles tecnológicos, erros de execução, poderíamos apresentar inúmeras causas dos sintomas patológicos, ou seja, diagnósticos que nada mais são que os resultados de análises e exames que apontam uma ou mais origens dos problemas, das "doenças".

  Clique aqui para entrar em contato AGORA

Como evitar as manifestações patológicas na construção civil?


De forma direta esses problemas na maioria das vezes poderiam ser evitados de forma simples.
Percebe-se que as origens dessas manifestações se apresentam durante a elaboração de projetos, durante a execução da obra e fabricação de peças e durante o uso da edificação.

Podemos exemplificar da seguinte forma:

No projeto.

  • quando um projetista de estruturas deixa de realizar as análises criticas dos resultados numéricos das estruturas leva ao canteiro de obras um projeto que será executado resultando no mal comportamento da estrutura podendo gerar trincas, fissuras, deformações excessivas, desplacamentos e colapsos, colocando em risco vidas e investimentos;
  • quando gera um projeto sem a devida consideração da vida útil de projeto (VUP);
  • quando entrega projetos com pormenorização insuficiente ou com erros.

Na execução e fabricação de peças.

  • quando não há controle tecnológico do concreto e a resistência prevista em projeto não é atingida;
  • quando as peças pré-fabricadas não atendem requisitos previstos em projeto;
  • no uso inadequado ou na falta de qualidade dos materiais;
  • falta de capacitação de mão de obra.


Durante o uso.

  • falta de plano ou ausência de manutenção;
  • uso inadequado da edificação;
  • excesso de carga, choques, incêndios, intempéries;
  • falta de medidas de preservação e áreas, superfícies, materiais e sistemas;
  • falta de correção de problemas que se apresentam durante a vida útil da edificação.

Lembrando que isso tudo são apenas alguns exemplos ante inúmeros outros que poderiam ser destacados.

Perfeito, já sabemos o que são manifestações patológicas, quais suas prováveis causas, onde essas causas se originam. Mas, caso uma edificação já esteja com uma ou mais anomalias.

Como trata-las?

O que é possível atestar é que caso nada seja feito após o surgimento de anomalias na construção, o problema tende a piorar ao longo do tempo, para esse fenômeno damos o nome de prognóstico, que pode ser dado do início de uma simples fissura até o colapso parcial ou total de uma edificação. Então, a coisa certa a ser feita é sanar o problema em sua origem, para isso utiliza-se de inúmeros tipos de tratamento para diferentes tipos de causas patológicas, a seguir vamos dar alguns exemplos.

Manifestação patológica: Recalque.
Diagnóstico: Ruptura do solo por falta de resistência .
Prognóstico: Colapso total.
Tratamento: Reforço do solo (aplicação de solo-cimento) ou aumento da área de contato da fundação (uso de estacas mega, uso de micro estacas metálicas aumento da área de sapatas).

Manifestação patológica: Desplacamento de revestimentos.
Diagnóstico: infiltrações devido a insuficiência da impermeabilização.
Prognóstico: Deterioração de camadas protetivas e corrosão do aço.
Tratamento: Execução de nova camada impermeabilizante (neste caso segue o procedimento de remover todo o revestimento e demais camadas no perímetro determinado, aplicar nova camada impermeabilizante utilizando a tecnologia que melhor atende o caso).

Manifestação patológica: Deformação excessiva de viga.
Diagnóstico: Erro de projeto.
Prognóstico: Colapso parcial.
Tratamento: Reforço estrutural (fazer a escolha da tecnologia que melhor atende o caso)

Manifestação patológica: Corrosão da armadura
Diagnóstico: Insuficiência da camada de cobertura (na maioria das vezes, erro de execução)
Prognóstico: Comprometimento da resistência prevista em projeto.
Tratamento: Remoção da camada de cobertura protetiva, profilaxia no aço e troca com traspasse quando detectado perda excessiva de sessão, tratamento da superfície, aplicação de ponte de aderência e nova camada de cobertura.

Tratamos aqui assuntos importantes que abordam as manifestações patológicas na construção civil, que fique claro que tudo de forma bem coesa e com linguagem simples utilizando de alguns exemplos entre inúmeros outros possíveis.

A grande lição que fica deste artigo é que na esmagadora maioria das vezes problemas como estes podem ser evitados já na escolhas dos profissionais envolvidos desde os projetos e gestão à execução além, do uso de materiais de qualidade comprovada.

  Clique aqui para entrar em contato AGORA

Economizar excessivamente nas fases que antecedem a entrega da obra pode gerar custo de valor igual ou superior ao investimento total previsto para o empreendimento.


As melhores formas de prevenir esses dissabores são:

Contratar um profissional especialista para elaboração de projetos complementares (estrutura, fundação, elétrico e hidrossanitário)
Contratar mão de obra qualificada

Cuide do seu patrimônio.
  Clique aqui para entrar em contato AGORA

Participe do nosso blog, deixe sua dúvida.

O engenheiro responde.


Engenharia, economia inteligente.

Comentários

Deixe um Comentário


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Política de Privacidade